Viapoxi Adesivo é um adesivo bi-componente de base epóxi, de fluidez controlada, indicado para colagem de concreto, aço, alumínio, cerâmico e outros.
A superfície deverá estar sólida, sem partículas soltas, limpa, livre de impregnações, como óleo, graxa, nata de cimento, ferrugens, etc. Em se tratando de substratos cimentícios poderá haver umidade, porém, sem saturação. Superfícies lisas de concreto devem ser apicoadas ou escarificadas, de forma a se obter uma superfície íntegra e rugosa. Películas de cura química e pinturas existentes deverão ser removidas do substrato.
Recomenda-se iniciar a mistura do produto somente após a superfície preparada.
Faça uma pré-mistura separadamente dos componentes A e B. Em seguida, despeje todo o conteúdo do componente B (endurecedor) ao recipiente do componente A, e proceda a mistura do Viapoxi Adesivo com o uso de espátula por no mínimo 3 minutos, até se obter um material homogêneo e sem grumos. Aplique em seguida
PARA COLAGEM:
Aplique o Viapoxi Adesivo utilizando trincha ou pincel, formando uma camada da ordem de 2 mm de espessura. Aplique o produto sobre o substrato, observando a eficiência da penetração e a completa cobertura da superfície. O material a ser colado deve entrar em contato com o Viapoxi Adesivo ainda em seu estado pegajoso. Em caso de colagem de concreto, microconcreto, graute, ou argamassa ao elemento estrutural de concreto, lance-os sobre o adesivo dentro do prazo máximo de 2 horas considerando temperatura de 20 °C.
PARA FIXAÇÃO E ANCORAGEM DE TIRANTES/ BARRAS DE AÇO:
As locações e as dimensões das perfurações (diâmetro e profundidade dos furos) devem seguir o projeto. O diâmetro do furo deve ter dimensão padrão superior ao diâmetro da barra de aço.
Recomenda-se que a espessura de colagem seja no mínimo de 2 mm. O Viapoxi Adesivo deve ser vertido para dentro do furo com volume suficiente para preencher todo o espaço entre a barra de aço e o concreto. Em seguida, introduza a barra de aço previamente limpa, efetuando um leve movimento de giro sobre si e mantenha a barra imobilizada até o endurecimento inicial da resina.
PARA COLAGEM EM PLACAS METÁLICAS
Em reforços estruturais com chapas metálicas o dimensionamento das chapas deve seguir conforme projeto. As chapas devem ser providas de pequenos furos espaçados a cada 15 cm, de modo a permitir a saída do ar no momento da colagem. A chapa metálica deve passar por processo de limpeza e estar seca para receber o Viapoxi® Adesivo. Aplicar o adesivo numa espessura mínima de 2,0mm. Horas antes ao serviço da colagem, ancorar no concreto, parafusos de fixação da chapa utilizando o próprio produto. Pressionar a chapa contra o concreto e apertar as porcas dos parafusos procurando obter-se uma espessura de colagem uniforme. Manter a chapa sem movimento durante, pelo menos 24h.
Liberação para carregamento após 7 dias.
Em temperaturas inferiores a +10°C, recomendamos o aquecimento indireto (banho-maria) do Componente A até no mínimo de +20°C e máximo de 35ºC, ou preferencialmente manter as embalagens em local aquecido antes de sua utilização.
Limpar as ferramentas que tiveram contato com o produto, com solventes tais com: Toluol, aguarrás, álcool, etc. Após o endurecimento, só é possível a remoção mecanicamente.